Lentes de Contato

Lente de Contato
Para que servem as lentes de contato?

As lentes de contato são utilizadas com finalidade:

  1.  Terapêuticas para proteção da córnea (ferimento perfurante, queimaduras químicas…)
  2.  Ópticas para correção dos vícios de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) e regularização da superficie da córnea(ceratocone, distrofias…)
  3.  Cosméticas para modificar a cor dos olhos; para corrigir desfigurações.

Lentes de contato podem ser uma boa opção para pacientes qsue tem grau somente em um dos olhos: graus elevados e parapacientes cuja armação machuca e incomoda na região do nariz e orelhas.

Algumas vantagens do uso de lentes de contato sobre óculos.

  1. Não provocam distorções periféricas da visão  como nos óculos.
  2. No esporte.
  3. Permitem melhor visão  em alguns erros de refração: como nas altas miopias, astigmatismos irregulares: ceratocones;  nistagmo e outras alterações oculares.
  4. Promovem uma imagem retiniana do tamanho normal, especialmente em pessoas com altos graus e que tenham feito cirurgia de catarata sem implante de lente intra-ocular

    Lente de Contato
    Clínica de olhos Dr. Moraes

Lentes de contato descartáveis e não descartáveis.

O paciente tem dúvidas com relação as lentes gelatinosas e descártaveis e não descartáveis. Por exemplo, muitos acreditam que as descartáveis de um mês não necessitam limpeza diária, mas necessitam. E que as não descartáveis duram por vários anos,  o que não ocorre. Seguem algumas orientaçães:
Características comuns das lentes gelatinosas descartáveis e não descartáveis e não descartáveis.
– Necessitam de exame oftalmológico antes de ser iniciar o uso;
– O profissional capacitado para indicar qual lente será ideal para você é o oftalmologista;
– Podem, ser usadas diariamente;
– Devem ser retiradas todos os dias (não é recomendado dormir comas  lentes, mesmo as descartáveis;
– A quantidade de horas diárias que a pessoa pode ficar com as lentes, é variavel, dependendo de um exame oftalmológico para indicação;
– Ambas necessitam de limpeza e desinfecção (com exceção das lentes descartáveis de um dia, que você usa e joga fora no mesmo dia);
– Podem ser utilizados colírios lubrificantes indicados para uso  sobre lentes;
– O estojo utilizado deve ser limpo uma vez por semana e descartado de 4 a 6 meses;

Lentes descartáveis:
Deve ser respeitada a data do descarte; não ultrapassar o prazo;
– O preço é maior que a não descartável  pois levará mais lentes;
– Diminuiçao do risco de complicação ocular por depósitos na superficie da lente;

Lentes não descartáveis:
– Devem ser trocadas no máximo em um ano;  muitos pacientes por alteração  na composição da lágrima trocam as lentes em 5, 6 meses. Por isso  é fundamental o controle com o oftalmologista que avalia as condições em dque estão a lentes.
– Preço meno que a descartáveis.
–  Maior risco de problemas oculares lpor aumentar as chances de depósitos na superfície da lente.

Por que não se pode dormir com lentes de contato?

Os oftalmologistas sempre dizem dque qsuem usa lentes deve retirá-las ao dormir. Mas por quê? Eles explicam que as lentes de contato dificultam a oxigenação  da córnea ( que fica bem na superfície do globo ocular). Assim quem dorme sem retirar  as lentes corre o risco de causar danos a  ela, desde pequenos machucados até lesões mais graves. Esses machucados são abertura para que micróbios nocivos entre nos olhos e causem  problemas. Além disso, retirar as lentes para dormirevita irritações e alergias nos olhos. Os oftalmologistas afirmam ainda que algumas pessoas  têm uma tolerância maior às lentes durante a noite, mas que ainda assim não é indicado cultivar o hábito de dormir com elas. É preciso deixar o globo ocular descansar. Quem dorme sem tirar as lentes corre 20 vezes mais riscos de ter uma lesão infecciosa;  por isso, nunca se esqueça de tirar suas lentes de contato quando for dormir.

Lente de contato Rígidas.

Há caso em que o médico decide que se deve fazer a adaptação das lentes de contato rígidas. Geralmente são olhos sque apresentam altos graus de astigmastismo, doenças corneanas como ceratocone, olhos dque foram submetidos a transplante de córnea ou após acidente ou complicação de cirurgias oculares.
Essas lentes de contato, possibilitam a correção de graus mais complexos. A permeabilidade ao oxigênio destas lentes se deve ao fato de que apesar de serem rígidas elas contém em sua estrutura a substancia flúor e o silicone. Esta fórmula especial do material além de permitir a passagem do oxigênio através da lente, torna a superfície da lente menos aderente ao muco e às proteinas da lágrima. Em geral a permeabilidade deste material ao oxigênio pode ser maioraté do que aquele de algumas lentes gelatinosas,  sendo portanto muito saudável para a córnea. Elas podem ser fabricadas em qualquer formato se adaptando aos mais variáveis tipos de irregularidades da córnea estas lentes, desde dque bem cuidadas podem oferecer conforto de boa visão até por 2 a 3 anos.
Contudo, como são rígidas ainda há uma certa dificuldade no processo de adaptação feita pelo oftalmologista através dos testes e exames realizados após a consulta oftalmológica. Estas lentes são mais difíceis de se colocar e retirar dos olhos porém corrigem a grande maioria dos diferentes tipos de graus. Como as lentes de contato duras clássicas as lentes gás permeáveis não são recomendadas para atividades físicas de grande impacto.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *