Cirurgia de Catarata

Catarata
A Catarata

Consiste na opacidade parcial ou total do cristalino (lente natural do olho). Geralmente atua de maneira progressiva. Inicia-se com a diminuição da acuidade visual mesmo com correção óptica. É uma doença ocular que pode ser congênita (mais rara) ou adquirida, que é a forma mais frequente.

As cataratas adquiridas, em geral, ocorrem em pessoas acima dos 60 anos e também são conhecidas como cataratas senis (envelhecimento do cristalino). Traumas oculares, inflamações intraoculares, exposição excessiva à radiação (ultravioleta) diversas doenças sistêmicas (como o diabetes), e certos medicamentos (como corticosteroides) são causas conhecidas.

Sintomas

Sintomas de catarata: Além de causar a diminuição da visão, as pessoas podem observar imagens duplas, confusão para ver e distinguir cores, alteração frequente do grau do óculos, dificuldade para a leitura e a distância, também a visão pode piorar com luminosidade. Geralmente ocorre bilateralmente e é a maior causa de cegueira no mundo.

Tratamento de Catarata

Não existe tratamento clínico para catarata, este é sempre cirúrgico. A partir do momento em que a baixa acuidade visual  não é mais corrigida com o uso de correções ópticas há indicação cirúrgica.  O momento propicío para a realização da cirurgia depende do comprometimento que esta o pacificação vem trazendo ao cotidiano e as funções habituais do paciente piorando sua qualidade de vida.

Catarata
Tratamento e cirurgia da Catarata.

A técnica cirúrgica mais moderna para o tratamento da catarata, consiste da remoção  do cristalino por micro fragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado Facoemulsificação, onde após a retirada completa da catarata, é implantada uma lente intraocular.

Atualmente, temos também a opção de corrigir erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia) na cirurgia de catarata, ou seja, além de retirarmos a catarata contamos com uma variedade de lentes intra-oculares que ajudam a corrigir esses erros refrativos. Consulte o nosso especialista em catarata para saber qual a lente intraocular é a mais indicada para melhor satisfazer a sua visão no pós-operatório.

Pós cirúrgico

Geralmente, após breve  recuperação cirúrgica na clínica, o paciente recebe alta e vai para casa onde deverá se recuperar.  O retorno gradativo da visão inicia-se dentro do primeiro dia, conforme o organismo do paciente. Em poucos dias o paciente retorna às atividades do dia – a – dia, de acordo com as instruções do cirurgião.

Durante o período pós cirúrgico inicial, o cirurgião prescreverá medicamentos para acelerar a cicatrização e reduzir o risco de infecção. A cirurgia por facoemulsificação não utiliza  raio laser Se, meses ou anos após a cirúrgia, a cápsula que envolve a lente intra – ocular se tornar embaçada o problema é então , tratado a laser de maneira rápida e indolor, com o equipamento chamado YAG laser.

Vídeo institucional sobre a Catarata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *