DistÚRBIOS OCULARES

Terçol ou Hordéolo

Terçol é uma inflamação das glândulas que produzem uma secreção gordurosa e que existem na pálpebra perto das raízes dos cílios.  O nome cientifico é hordéolo. Quando essa inflamação for profunda é tratado  como  calázio, é maior e menos doloroso, diferente do hordéolo, muitas vezes é necessário o tratamento cirúrgico.
Entenda melhor o hordéolo afeta as glândulas de Zeiss e Mol, já o calázio atinge as glândulas de Meibomius.
Os hordéolos não causam problemas a acuidade da visão e são menos dolorosos,  os calázios, por desenvolverem e aumentar de tamanho causam problemas na visão e muito incomodo, dor e vermelhidão no local. Com o devido tratamento eles somem em menos de uma semana, existe casos que se torna necessário a cirurgia.
Causas:
Quando as glândulas produzem erradamente sua secreção gordurosa ou uma bactéria (geralmente uns estafilococos) infectou essas glândulas. Podendo ocorrer as duas situações ao mesmo tempo.
A  blefarite que é uma inflamação da pálpebra com acúmulo de secreção gordurosa nos cílios, pode levar a essa situação.
Adolescentes estes estão mais sujeitos a ter hordéolos e calázios devido a variação dos hormônios que influenciam na produção de gordura.

Sintomas:
Os sintomas são diversos e incomodos: Inchaço das pálpebras, elevação no local tipo um (“caroço”), coceira, vermelhidão, dor ao mexer na pálpebra  ao piscar, sensibilidade a luz e pouca secreção.

Contágio ou Transmissão
Não é contagioso. Não há necessidade da pessoa ficar em casa ou evitar contato com outras pessoas.
Tratamento do Hordéolo e do Calázio
Consiste em:
– Deve ser feito uma higiene palpebral quantas vezes forem necessárias durante o dia:   Lavar bem o olho afetado, não deixando acumular secreção.
– Calor local: Com uma gaze ou um chumaço de algodão de 3 a 4 vezes ao dia aplicar calor local (morno e não quente) sobre a lesão por 10 a 15 minutos. Muitas vezes isso é suficiente para que a lesão desapareça em 1 semana.
– Muitas vezes é necessário utilizar colírios ou pomadas oculares que contenham antibióticos e anti-inflamatórios, mas isso só deve ser usado seguindo recomendação médica.
– Muita atenção também se a pessoa apresentar blefarite, se torna necessário fazer o tratamento específico para a blefarite existe a possibilidade de aumentar a chance de ter outros hordéolos.
– Existe pessoas no caso os  idosos e adolescentes que podem apresentar hordéolos ou calázios de repetição. Quando  ocorre é deve ser usado antibiótico por via oral (comprimidos) por um tempo que pode ser prolongado.
Cirurgia
– No cado da lesão ficar crônica e não resolver com o tratamento clinico é preciso fazer uma drenagem cirúrgica. O procedimento  cirúrgico é  rápido e simples, realizado com anestesia local.
– O pós-operatório é bem tranqüilo e com excelentes resultados.